Baixo custo e manutenção simples permitem construção de elevadores em casa

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Além de garantirem conforto aos moradores em curto e longo prazo, elevadores residenciais tornam qualquer projeto arquitetônico muito mais sofisticado e moderno, sem contar que agregam valor comercial ao imóvel.

Porém, ao pensar neste assunto, a maioria das pessoas talvez imagine um produto caro, com diversas complicações de manutenção e instalação, provavelmente comparando aos elevadores comerciais.
Contudo, os residenciais são capazes de desconstruir esse cenário, justamente por serem modelos de alto padrão, mais tecnológicos, acessíveis e de fácil utilidade.

Além disso, elevadores residenciais são um fator muito de acessibilidade, auxiliando quem costuma transportar muito peso (como malas de viagem) ou pessoas com dificuldade de locomoção (como idosos).

Fabrício Serbake, diretor-comercial da Daiken Elevadores — empresa especializada em elevadores feitos para casas —, explica que uma das maiores diferenças desses produtos em relação à maioria encontrada no mercado é justamente o preço.

“Um elevador comercial tem um preço médio de R$ 90 mil, enquanto o residencial custa cerca de 40% a menos (aproximadamente R$ 36 mil), resultando em uma grande economia para o cliente final”, completou o executivo.

Contudo, as vantagens dos elevadores residenciais não se resumem ao tamanho do investimento. O nível de ruído é bastante baixo, sem atrapalhar as atividades dos moradores. Além disso, o consumo de energia é bem menor do que a maioria das pessoas imagina: mesmo que o elevador seja utilizado por um dia inteiro a cada 15 minutos, o gasto energético é mais baixo do que o de uma geladeira. 

“A instalação dos elevadores em casas também é bem mais simples do que a de um produto comercial”, indicou Fabrício. Isso porque, ele destaca, não há a exigência de uma casa de máquinas e o tamanho da caixa de corrida é reduzido. 

Enquanto isso, a altura do último pé direito precisa ser de apenas 2,70 metros, com um poço pequeno, sem haver a necessidade de grandes escavações, facilitando o andamento das obras.

Matéria retirada do site Jornal de Piracicaba