Vazão do rio Piracicaba quase dobra em dois dias de chuva

segunda-feira, 29 de setembro de 2014



Chuvas registradas quina e sexta-feira (25 e 26/09) quase dobraram a vazão do rio Piracicaba, que passou de 12,75 metros cúbicos de água por segundo para 23,42 metros cúbicos de água por segundo, segundo a Sala de Situação PCJ.

O nível também subiu: de 84 centímetros na quarta-feira, passou para 1,06 metro na sexta.
Segundo o Posto Meteorológico da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), choveu 23 milímetros de quinta-feira até as 19h de sexta.

Mesmo com a melhora, os índices registrados ainda estão abaixo do esperado para o mês de setembro — a vazão média registrada é de 62,88 metros cúbicos de água por segundo, e o nível médio é de 1,47 metros.

Ainda assim, os efeitos das chuvas foram visíveis, já que os bancos de areia e parte das pedras que estavam aparentes desde o início do ano sumiram sexta após a precipitação registrada.
O ribeirão Piracicamirim, localizado na avenida Professor Alberto Vollet Sachs, também deu sinais de melhora após as chuvas: o manancial que estava quase seco, com apenas um fio de água, voltou a encher sexta.

Previsão do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) indica 80% de probabilidade de chuva até a próxima quarta-feira (1º/10).
Apesar disso, as temperaturas não devem sofrer alterações drásticas. A máxima prevista para o fim de semana é de 28ºC e a mínima de 17ºC.

Em entrevista ao Jornal de Piracicaba, o secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, destacou que o rio Piracicaba deverá levar cerca de cinco anos para conseguir voltar à sua vazão normal, de 400 metros cúbicos de água por segundo.

Chuvas significativas, que colaboram com o aumento da vazão, estão previstas apenas para 2016, segundo Lahóz. A seca é considerada a pior dos últimos 90 anos pelo Consórcio PCJ.