Cidade tem 22 empreendimentos imobiliários aprovados no ano

segunda-feira, 29 de setembro de 2014


Projetos devem disponibilizar mais de 5.000 unidades residenciais e comerciais na cidade nos próximos anos

Com crédito facilitado e alta demanda das famílias, o mercado da construção civil segue aquecido em Piracicaba. De janeiro até a segunda semana de setembro, 22 empreendimentos verticais tiveram aprovação para início das obras, que devem disponibilizar, nos próximos anos, pelo menos mais 5 mil unidades residenciais e comerciais em diversos pontos do município. E mais: pelo menos outros 20 projetos ainda aguardam na fila para investimento de recursos na cidade. Os dados foram divulgados em levantamento da Prefeitura feito a pedido do Jornal de Piracicaba.

De acordo com o balanço, foram 33 aprovações desde o início do ano, das quais duas são empreendimentos comerciais. Outros 31 projetos foram aprovados como residencial, mas nove deles referem-se a fases de um mesmo empreendimento. Os números de 2014 praticamente igualam os registrados durante todo o ano passado, quando 33 projetos foram aprovados, com liberação de pouco mais de 4.600 unidades habitacionais.

O bom momento habitacional da cidade é destacado pelo presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), Walter Godoy dos Santos. Segundo ele, essa movimentação decorre tanto dos programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, quanto investimentos de alto padrão. “Nos últimos 12 anos a cidade tem passado por um boom na construção civil e parte disso se deve a chegada de grandes investidores, como a Hyundai e as empresas satélites, que aqueceram a demanda por moradia”, afirmou.

Ele lembrou que Piracicaba já entregou mais de 1.100 moradias dos programas sociais e que as
obras de mais 1.200 residências estão sendo iniciadas. Além disso, há 720 de um empreendimento e outras 1.916 de outro projeto que estão em fase final de aprovação. Esses empreendimentos são voltados a classes de renda entre zero e dez salários mínimos (faixas 1, 2 e 3 do programa).

Para o presidente da Emdhap, o fato da cidade estar atenta às necessidades da construção civil, com estudos para realização de parques lineares e alterações no Código de Obras, por exemplo, faz com que Piracicaba destoe dos outros municípios do país e atraia, cada vez mais, novos investidores.

“Além de toda a questão de moradia social, temos recebido grandes e importantes construtoras, com empreendimentos de alto padrão, o que mostra a atratividade do município.”

O diretor da Construpira Engenharia e Construções, Vlamir Adolfo Detoni, confirma o bom momento do setor em Piracicaba. Para ele, a tendência é de que o mercado continue aquecido por muitos anos. “O imóvel sempre foi muito atrativo, tanto pela questão da necessidade de moradia quanto pelo investimento. É aquele ditado popular, ‘quem casa, quer casa’ e a demanda é algo crescente”, disse.

Segundo ele, a facilidade na aquisição de crédito é um incentivo a mais para o comprador, que
encontra opções de juros baixos e grandes prazos. “Hoje há uma facilidade para compra da casa própria e isso se comprova nos números que temos alcançados, tivemos recentemente uma pré-venda com grande porcentagem de vendas, o que é muito positivo. O Brasil é um país emergente e há uma grande demanda ainda reprimida, por isso acreditamos em um mercado aquecido por muito tempo ainda”, relatou.

Matéria: Jornal de Piracicaba