XV de Piracicaba apresenta Roque Júnior para o Paulistão - 2015

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A ideia do XV de Piracicaba pode ser resumida em uma apenas uma palavra: “renovação”. E o escolhido para colocar a proposta da diretoria em prática é Roque Júnior (foto), apresentado sexta-feira (26/09) como técnico do Nhô Quim para o Paulistão-2015.

Trata-se do primeiro trabalho do pentacampeão mundial como treinador. O contrato tem validade até o fim do Estadual e o ex-zagueiro assume o comando do Alvinegro após a Copa Paulista, no lugar de Cléber Gaúcho.

A sala de imprensa do clube, situada no estádio Barão da Serra Negra, estava lotada. Repórteres, fotógrafos, torcedores e pessoas ligadas ao clube compareceram ao local para presenciar as primeiras palavras de Roque Júnior como profissional do XV.

“Eu realmente queria essa experiência como treinador e surgiu essa oportunidade em um clube que tem tradição, camisa, torcida... E aceitei. É um recomeço para mim e espero corresponder as expectativas”, disse o ex-defensor antes do espaço ser aberto para as perguntas.
A negociação teve início por meio do contato do diretor jurídico do Nhô Quim, Rodrigo Boaventura, e não demorou para ser concretizada.

Como qualificações para o cargo, o ex-atleta acumula estágios com técnicos de renome internacional, como o argentino Marcelo Bielsa, no Athletic Bilbao, o alemão Jurgen Klopp, no Borussia Dortmund, o português Vitor Pereira, no Porto, e Luiz Felipe Scolari, no Palmeiras.

“O futebol tem ciclos. Muitas coisas que aconteciam quando eu jogava, às vezes, mudam e depois voltam. A ideia de ir lá (na Europa) foi justamente ver o que estava acontecendo”, relatou.
Roque Júnior chega ao Alvinegro com outros dois profissionais: o português Rodolfo Corrêa, auxiliar técnico, e Juliano Camargo, responsável por cuidar das estatísticas do XV e também dos adversários.
Cléber Gaúcho, atual comandante do time, permanece no clube como um dos auxiliares.

Para o pentacampeão mundial, o ideal é montar um elenco com 28 atletas. O ex-zagueiro ainda avaliará os atuais jogadores do Nhô Quim. “Vou observá-los e procurar informações com a atual comissão. Tudo será decidido com os demais”.
O último trabalho de Roque Júnior foi realizado na Copa do Mundo deste ano, quando ele atuou como observador técnico da seleção brasileira. Questionado sobre o aprendizado adquirido na derrota por 7 a 1 para a Alemanha, o ex-defensor minimizou o impacto do resultado.
“Temos que analisar todo o contexto. Lembram só do ‘7 a 1’. Mas, se pegarmos as últimas Copas, tirando 1994, 1998 e 2002, de 1982 para cá, o Brasil não tinha chegado a nenhuma semifinal. Então, no contexto geral, o Brasil ficou entre os quatro melhores do mundo”, afirmou.

ELEIÇÕES — Segundo o presidente do clube, Celso Christofoletti, as eleições marcadas para novembro não atrapalharão o trabalho de Roque Júnior. “Não podemos nos preocupar agora com eleição em relação ao planejamento para o ano que vem. Infelizmente, o nosso estatuto não permite que se faça eleição em junho ou julho, o que seria o ideal para nós. É uma coisa que estamos pensando em solicitar junto ao Conselho para que não atrapalhe o planejamento para o Paulistão”.

O mandatário também contou qual foi o processo percorrido pela diretoria quinzista até escolher o pentacampeão mundial para assumir o comando do time em 2015. “Conversamos durante 40 dias e analisamos cinco ou seis possíveis técnicos. Entre eles, o Cléber Gaúcho, que hoje é o nosso comandante na Copa Paulista. Pensando em renovação, chegamos à conclusão que o melhor nome para o XV de Piracicaba é o Roque Júnior”, informou Christofoletti.

Matéria: Jornal de Piracicaba