Dilma e Aécio vão para o segundo turno

segunda-feira, 6 de outubro de 2014




Vitórias sobre Marina em Estados-chave garantem ao candidato tucano o 2º turno

Com 34,4 milhões de votos, o equivalente a 34% do total, o tucano Aécio Neves teve um desempenho surpreendente e ficou apenas 7 pontos porcentuais atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), com quem disputará o 2º turno.

Será a sexta disputa consecutiva pelo Palácio do Planalto em que os dois principais protagonistas serão do PT e do PSDB - as duas primeiras foram vencidas pelos tucanos, e as três últimas, pelos petistas.

Dilma teve 42 milhões de votos, ou 42% dos votos válidos. Em 2010, no primeiro turno, ela conquistou 47% do eleitorado.

Marina Silva (PSB), que se apresentou como alternativa para romper a polarização entre os dois partidos, acabou em terceiro lugar, com 21% dos votos. Nos últimos dias, ela perdeu eleitores na mesma velocidade com que ganhou na reta final da eleição de 2010, quando concorreu pelo PV e também ficou em terceiro lugar, com 19%.

Dilma venceu em 15 Estados, três a menos do que no primeiro turno da eleição passada.

Os melhores desempenhos da presidente, em termos proporcionais, foram registrados no Nordeste. No Piauí, Maranhão e Ceará, ela rondou os 70% dos votos válidos.

No Nordeste, segundo a série de pesquisas Ibope, quase um em cada três eleitores são beneficiados por pelo menos um programa social do governo - o mais abrangente é o Bolsa Família, que chega a 22% dos entrevistados pelo instituto.

Em termos absolutos, a maior vantagem de Dilma foi registrada na Bahia. Foram 2,4 milhões de
votos a mais do que Marina e Aécio, que ficaram praticamente empatados na segundo colocação.

Em termos políticos, a vitória de maior peso ocorreu em Minas Gerais, terra de Aécio e sede da
segunda mais poderosa e longeva máquina tucana de governo, instalada desde 2002. Mas Dilma teve vantagem apertada: foram 43%, 40% e 14% para os candidatos do PT, do PSDB e do PSB, respectivamente.

Em relação ao mapa eleitoral do primeiro turno de 2010, as principais diferenças para Dilma foram a perda de Goiás, Espírito Santo e Pernambuco, Estados onde ela havia ficado à frente há quatro anos.

Durante quase toda a etapa oficial da campanha, Aécio ficou em terceiro lugar - posto para o qual caiu com a entrada de Marina na corrida eleitoral, após o acidente que matou o ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 13 de agosto. A virada em relação à adversária do PSB ocorreu apenas na pesquisa divulgada na véspera da eleição.

O tucano venceu em nove Estados. Ele ficou à frente de Marina em unidades da Federação com alta densidade eleitoral, com São Paulo e Minas. No Rio de Janeiro, que abriga o terceiro maior eleitorado do País, Marina levou vantagem em relação ao tucano.

Na divisão do voto por regiões, Aécio levou vantagem em relação a Marina no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.

Apesar do insucesso, Marina chegou a se constituir na maior promessa - ou ameaça, a depender do ponto de vista - de quebra da dicotomia PT-PSDB no poder. Até o início de setembro, as pesquisas indicavam que derrotaria Dilma no segundo turno. Contados os votos, ela venceu apenas no Acre, sua terra natal, e em Pernambuco, onde herdou parte do eleitorado de Eduardo Campos.

REDES SOCIAIS
A virada de Aécio Neves na última semana do primeiro turno pode ter sido uma surpresa, mas foi antecipada pelas redes sociais. Assim como nas pesquisas, Aécio também cresceu na fase final da campanha no Twitter e no Facebook, contabilizando o maior número de novos fãs entre os três candidatos principais. Durante a última semana, Aécio ganhou 300 mil fãs em sua página no Facebook, chegando a 1,8 milhão. Líder em "curtidas" no Facebook com 2,2 milhões de fãs, Marina Silva recebeu 176 mil novos "curtidores" desde segunda, 29.

 Já a fanpage de Dilma recebeu 88 mil fãs, totalizando 1,2 milhão. Já no Twitter, onde ingressou apenas em julho, Aécio teve maior crescimento proporcional: 6%, chegando a 115 mil seguidores. No entanto, seu número de seguidores é pequeno perto de Dilma (2,84 milhões) e Marina (1,02 milhões). No WhatsApp, correntes pedindo votos para Aécio foram enviadas por muitos usuários nos últimos dias, incluindo mensagens que usavam as mãos de Lula para estimular o voto no 45 e conclamando os usuários a "se livrar do PT".

Por: Gazeta de Piracicaba