Igreja Metodista descarta venda da Unimep

quarta-feira, 8 de outubro de 2014


A Igreja Metodista descartou que a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) esteja à venda.
A informação foi anunciada nesta terça-feira (7/10) pela assessoria de comunicação da universidade, que negou as negociações.

A decisão foi tomada na sexta-feira (3/10) durante reunião dos membros dos colegiados superiores da Igreja Metodista, que confirmaram em caráter definitivo o interesse pela continuidade das atividades da Unimep e de todas as outras instituições metodistas.
“Assim estão afastadas as possibilidades de aceitar possíveis propostas que envolvam a venda da instituição”, informou a nota.

A reunião que culminou na suspensão das negociações aconteceu sexta-feira (3/10) em São Bernardo do Campo, onde funciona a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

Participaram do encontro membros do Colégio Episcopal, Consad (Conselho Superior de Administração das Instituições Metodistas), Cogeime (Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação) e Cogeam (Coordenação Geral de Ação Missionária), órgãos máximos da administração Metodista.

Almir de Souza Maia, ex-reitor da Unimep, comemorou o descarte das negociações.
“Estava esperançoso de que a reunião de sexta-feira seria uma excelente oportunidade para reverter a decisão de venda e restabelecer a tranquilidade da comunidade acadêmica. Acho que o recuo por parte da igreja é uma posição madura que deve ser registrada. Espero que este momento possa resultar no surgimento de mais espaços de diálogo e interlocução entre os mundos da igreja e da educação”, afirmou Maia.

Também ex-reitor, Clovis Pinto de Castro, recebeu com alegria o fim das negociações.
“Fico feliz e satisfeito ao perceber que os órgãos superiores da Igreja Metodista ponderaram e decidiram pelo término das negociações. Acredito que em suas análises a alta cúpula da igreja percebeu a capacidade da instituição educacional e sua importância. Esta decisão é uma vitória da própria igreja, que muito tem a ganhar com a permanência da Unimep em seu quadro de instituições”, afirmou.

Ainda segundo Castro, a decisão é uma vitória da comunidade acadêmica e da cidade.

“Atribuo o fim da negociação ao trabalho interno realizado pelo reitor Gustavo Alvim e todos aqueles que batalharam pela permanência da Unimep entre as instituições educacionais metodistas. Esta foi uma vitória de Piracicaba e todas as cidades que contam com campus da Unimep”, disse o ex-reitor.
Para coroar a vitória, Castro aguarda a instalação do curso de medicina.

“Sem dúvida nada seria melhor neste momento do que a chegada do curso de medicina para Unimep, que será, a meu ver, a cereja deste bolo, simbolizando uma das mais aguardadas conquistas da comunidade acadêmica e da cidade de Piracicaba”, disse o ex-reitor.

O CASO — A informação de que a Unimep estaria sendo negociada foi divulgada no começo do mês de agosto pelo jornal especializado em economia e negócios Valor Econômico, que noticiou que a Igreja Metodista estaria negociando a venda de cinco de suas oito instituições de ensino superior por um valor estimado em R$ 250 milhões.

O jornal citou ainda que a Metodista enfrentava problemas financeiros há pelo menos dez anos e que estariam à venda, além da Unimep, outras quatro instituições pertencentes à Igreja Metodista, que juntas contavam com aproximadamente 25 mil alunos, número que representa quase metade dos 53 mil estudantes da rede.

Procurada, a Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), que elaborou em agosto um manifesto assinado por professores, alunos e funcionários da instituição contrários a venda, não se manifestou quanto ao descarte das negociações.

Por: Jornal de Piracicaba