Saltinho começa a receber água de Piracicaba

terça-feira, 11 de novembro de 2014



A partir desta terça-feira (11/11), Saltinho começa a receber água fornecida por Piracicaba.
O abastecimento comprado pelo município vizinho poderá ser feito de 6 a 8 horas por dia com captação aproximada de 150 mil litros de água.

O custo será de cerca de R$ 25 mil ao mês.

As informações foram passadas nesta segunda-feira (10/11) pelo prefeito de Saltinho, Claudemir Torina (PDT), durante a assinatura do contrato de fornecimento de água com o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB).
Apesar de o fornecimento de água ter início nesta terça-feira (11/11), o racionamento em Saltinho irá continuar — a população tem distribuição de água durante cinco horas por dia, das 15h às 20h.

“Com o fornecimento de água por Piracicaba, a população passa a ter um pouco mais de tranquilidade. A reserva que temos atualmente é suficiente para abastecer a cidade por apenas mais quatro meses. Mas isso porque demos início ao racionamento, senão já teria acabado”, afirmou Torina.
“Precisávamos desse socorro.”

Por meio de lei, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba poderá fornecer água tratada até o limite de cinco litros por segundo durante um ano e o contrato poderá ser suspenso por inadimplência ou caso comprometa o abastecimento de água em Piracicaba.
Torina informou ainda que, sem o racionamento, a população de Saltinho consome 1 milhão de litros de água por dia.

“Precisamos avançar um pouco mais para termos mais tranquilidade no futuro em relação ao abastecimento de água e tomar algumas providências. Já protocolamos projetos no governo estadual para ampliar a nossa captação e precisamos ampliar a estação de tratamento de água.”

Ferrato voltou a afirmar que o fornecimento de água para Saltinho em nada vai prejudicar o abastecimento em Piracicaba — segundo o Semae, o abastecimento de cinco litros por segundo para Saltinho representa 0,25% do consumo em Piracicaba.

“Ajudar Saltinho é uma questão de solidariedade. Tínhamos que dar esse apoio e só pudemos fazer isso porque temos uma folga devido ao nosso manancial. A vazão do Corumbataí permitiria abastecer três Piracicabas”, afirmou o prefeito.

Ferrato ainda afirmou que a cidade não irá sofrer racionamento de água.
“Não teremos racionamento. Se houve problema de falta de água, foi devido à manutenção da rede, e não por falta de água.”

O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, também negou corte no abastecimento de água.
“Nunca houve racionamento. Faltou água em alguns bairros por rompimento de rede e manutenção”, disse.

Por: Jornal de Piracicaba