Locação Segura

domingo, 24 de maio de 2015




Alugar seu Imóvel direto com inquilino pode causar problemas futuros

            Alguns proprietários que destinam imóveis para locação, a fim de obter uma renda mensal, se veem diante de um dilema: Procurar por conta própria um locatário e administrar a locação sozinho ou contratar uma imobiliária para fazer a intermediação e arcar com o custo?

            Quem opta por administrar por conta própria o seu imóvel deve estar ciente dos riscos que pode ocasionar caso não escolha um bom inquilino. Já quem opta pelos serviços de uma imobiliária tem a comodidade das garantias dadas por elas como aluguel garantido, manutenção do imóvel e conservação do imóvel até o final da locação.

            Para Luiza Junqueira, diretora da Imobiliária Junqueira muitos proprietários levam o imóvel para administrar depois de ter tido problemas nas locações particulares. “Na maioria dos casos não se atentam em fazer contratos, ou se faz não se atentam em cláusulas que garantem a integridade do imóvel”, diz.

Vantagens
            Os serviços oferecidos pelas imobiliárias têm como objetivo a segurança e garantia da locação. Outro custo que os proprietários não levam em consideração são os gastos com publicidade, como site, jornais, mídias digitais, placas e anúncio em revista.

            Além disso, o proprietário não precisa manter contato direto com o inquilino, o que torna a locação mais profissional e sem preocupação de cobranças de aluguel, impostos, contas e condomínios. “Para garantir aluguel, encargos e a manutenção do imóvel, a imobiliária cobra uma pequena taxa, para manter o proprietário seguro e sem preocupações”, relata Elaine Alves Fazolin, gerente de locação da Imobiliária Junqueira.

            Proprietários que ainda preferem efetuar locações por conta própria, devem se atentar em fazer um contrato dentro da lei e preferencialmente consultar um advogado para verificar se as cláusulas estão de acordo com a lei e se garante a manutenção do imóvel, mesmo após a saída do inquilino.

            Sem contar numa escolha rigorosa de um bom inquilino. Na maioria dos casos, a escolha não é bem feita. O que seria economizado na não contratação de uma imobiliária pode resultar em altas despesas, principalmente se além do aluguel o inquilino ficar inadimplente com contas mensais do imóvel, além da degradação do imóvel.