Nova modalidade de locação é destaque em Piracicaba

quarta-feira, 1 de julho de 2015

‘Built-to-suit’ —‘construído para servir’ — tem como principal característica atender demanda do locatário



Você já ouviu o termo “built-to-suit”? Essa é uma expressão em inglês, que pode ser traduzida para o português como “construído para servir”. Essa nova modalidade é pouco utilizada no mercado piracicabano, mas bem comum nas grandes capitais. Tem como principal característica a locação de imóveis com contratos a longo prazo e principalmente, a construção do imóvel para atender o interesse do locatário

Alguns investidores preferem construir o imóvel de acordo com o próprio conhecimento, acreditam que aquela construção será adequada para aquele local e atenderá uma grande parte dos interessados ou até algum segmento específico, o que teoricamente facilitaria a locação.

Mesmo com mercado de locação aquecido, alguns imóveis comerciais passam muito tempo sem inquilino. E um dos motivos pode ser a construção que não atende os interessados, seja pelo tamanho ou até mesmo o layout do imóvel.

Para Gustavo Junqueira, sócio-diretor da Imobiliária Junqueira, “esse modelo de negócio é ideal para locador e locatário. Para o proprietário do imóvel, a vantagem é a construção com garantia de locação e contrato a longo prazo. Para quem vai alugar o imóvel é a personalização do espaço sem a necessidade de investir na construção do imóvel”, informou.

Para quem busca este tipo de negócio é importante encontrar um especialista neste ramo, recomenda Tatiana Cossari, corretora de locação da Imobiliária Junqueira. “É um contrato complexo, envolve situações peculiares e diversas situações típicas de locação”, relatou.

A Lei 12.744, de 19 de dezembro de 2012, reconhece o contrato built-to-suit como de locação, isso deixou mais claro esse tipo de contrato, que era tida como atípica.

Essa modalidade de contrato se torna cada dia mais comum e acaba com maior facilidade para ambas as partes, sem contar a seguran- ça. Também aumenta o interesse de inquilinos à procura de construções personalizadas para instalação da pró- pria empresa.