Obra de R$ 4,5 milhões vai interditar avenida às margens do Rio Piracicaba

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Renato Wagner faz parte da 1ª fase do projeto Urbanístico de Mobilidade. Vias serão totalmente recapeadas e terão trânsito em dois sentidos.



A Avenida Renato Wagner, em Piracicaba (SP), será o foco da primeira fase do projeto Urbanístico de Mobilidade do Complexo da Rua do Porto. Em um primeiro momento, será realizada a extinção de uma das vias de circulação, para ser transformada em calçadão e ciclovia. O investimento estimado para a revitalização desta avenida é de R$ 4,5 milhões e a previsão para início das obras é de dois meses, segundo a Prefeitura. (Veja no vídeo acima trechos da projeção que mostra como vai ficar a avenida)

A outra faixa da avenida será totalmente recapeada e terá trânsito em dois sentidos. O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) falou do projeto na tarde desta quarta-feira (15) e ressaltou sobre a nova iluminação pública e ornamental do local. A região da Avenida Renato Wagner é conhecida por assaltos frequentes e a mata próxima é ponto de encontro de pessoas que fazem sexo e usam drogas.
A via receberá, nesta primeira etapa, outras melhorias, como paisagismo e implantação de mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e quiosques. Para Ferrato, atualmente, a avenida se configura como uma área relativamente degradada e mal utilizada. “Ela será objeto de uma requalificação e de integração com as demais áreas e equipamentos públicos da orla do Rio Piracicaba, ampliando as oportunidades de lazer e recreação aos Piracicabanos”, disse.
Sem previsão de início, a segunda fase do projeto prevê a construção de três decks com avanço ao Rio Piracicaba, um parque na área arborizada da margem do afluente, onde receberia mais uma pista de caminhada e mais uma ciclovia, além de área de lazer para crianças, paisagismo e iluminação.

Terceira etapa
Na terceira etapa estão as requalificações dos espaços já existentes. Estão no projeto a readequação da ciclovia ao longo das avenidas Beira Rio e Alidor Pecorari, intervenções no Parque da Rua do Porto com possibilidade de execução de uma passarela sobre o lago, a travessia em nível em frente à Prefeitura em direção ao Parque e outras travessias em nível na Avenida Alidor Pecorari, além da readequação da entrada principal do Parque da Rua do Porto para valorizar mais o espaço.
Para completar o cenário, está prevista a integração da Rua do Porto e Avenida Alidor Pecorari com o Centro de Lazer do Trabalhador, que também será remodelado e, de acordo com a Prefeitura, está em fase de elaboração de projeto.

Quando estiver concluído, o projeto englobará a Avenida Renato Wagner, localizada entre a Ponte do Mirante e o Lar dos Velhinhos, Avenida Alidor Pecorari, ao lado do Parque da Rua do Porto, Avenida Beira Rio e os parques da Rua do Porto e Lazer e do Lazer do Trabalhador.

De acordo com a secretária de turismo, Rose Massaruto, o projeto desenvolve o conceito de turismo sustentável, adequando diferentes usos dos espaços públicos, alinhado à preservação do Rio Piracicaba.


Cheiro de esgoto
Na apresentação do projeto, um problema levantado pela população foi o fato de o Rio Itapeva  desaguar no Rio Piracicaba, o que causa forte cheiro de esgoto. De acordo com a Prefeitura, entretanto, há um projeto desde a Avenida 31 de Março para remodelar este córrego. A Prefeitura informou ainda que a saída localizada na Avenida Renato Wagner não será mexida neste momento e que serão realizadas várias drenagens que não devem alterar em nada o canal do Itapeva.


Fonte: G1.com.br