Vagas desrespeitadas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Display será posto em carros que usam indevidamente vagas de idosos e deficientes




Prefeitura de Piracicaba quer fechar o cerco contra motoristas que fazem o uso indevido das vagas destinadas a deficientes físicos e idosos. Ontem, foi lançada a 2ª Campanha para Uso Consciente das Vagas Especiais, iniciativa que prevê a colocação de um display de cartolina no retrovisor do veículo do condutor infrator, alertando que o mesmo está desrespeitando a lei. A ação ocorrerá em vias públicas e alguns locais particulares, como supermercados e o Shopping Piracicaba.

A partir de hoje, o motorista que for flagrado usando irregularmente uma vaga especial vai, no mínimo, passar por um grande constrangimento. Nas áreas públicas (ruas e avenidas), os displays serão colocados pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e da Estapar (empresa responsável pela gestão do serviço de parquímetro). E em locais particulares, como os supermercados Jaú Serve e Pão de Açúcar, e o shopping (que são apoiadores da campanha), funcionários destes empreendimentos farão a colocação do alerta.

A ação é uma realização da Semuttran, com apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa Com Deficiência (Comdef) e da Zona Azul Digital (Estapar).

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, na cidade há 273 vagas especiais nas áreas de parquímetro, 100 em outras vias e, aproximadamente, 300 em locais privados. “Infelizmente, ainda temos que fazer esse tipo de campanha”, lamenta o secretário, que não soube precisar o número de multas aplicadas nas cidades nos casos de desrespeito ao uso de vagas especiais. “Mas posso dizer que houve uma redução de 20% nas autuações dessa natureza entre 2014 e 2015, após a realização da primeira campanha”, comenta Akira.

O ideal, diz o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), é que não houvesse a necessidade de uma campanha como essa. “Mas, de qualquer maneira, ela significa um estímulo, uma convocação à cidadania e ao respeito às normas de convivência”, declara o chefe do Executivo.

Wander Viana Santos, coordenador presidente do Comdef, elogiou a “mobilização conjunta do setor público e do privado” e frisou que “é preciso educar as crianças que serão os futuros motoristas”.

Nelson Ladeira, presidente do CMI, pediu o apoio da mídia na divulgação da campanha. “Muitas Muitas vezes, os conselhos desenvolvem trabalhos que não são divulgados”, reclama.

“O desrespeito é uma coisa que a gente, que necessita dessas vagas, enfrenta no dia a dia. Vaga reservada é para se respeitar. Postar foto no Facebook ajuda, mas não resolve. É preciso denunciar na Semuttran”, declara o vereador André Bandeira (PSDB).

Adélcio Antonini, diretor da Estapar, lembrou que muitos condutores só respeitam leis quando “sentem no bolso ou perdem a carteira de motorista”. Trata-se de um problema de cidadania, avalia Antonini. “Infelizmente, algumas pessoas pegam as credenciais de idosos (pais e outros parentes) para poder utilizar suas vagas”, exemplifica.

Segundo Akira, nos locais particulares “o desrespeito em relação às vagas especiais é maior ainda porque não há fiscalização”.

Thiago Quina, gerente de operações do shopping, informa que o conjunto comercial possui 2.086 vagas e que a lei brasileira obriga que 5% delas sejam destinadas a idosos e 2% a deficintes físicos. No caso do Shopping Piracicaba, são 104 vagas destinadas a idosos e 42 a deficientes. Segundo Quina, em torno de 20 pessoas que já trabalham no estacionamaneto do shopping vão monitorar o uso das vagas especiais.

Matéria: Marcelo Rocha (Gazeta de Piracicaba)