Imobiliária Junqueira intensifica combate ao Aedes durante vistoria em imóveis

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Com o objetivo de frear a incidência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a imobiliária Junqueira lançou um alerta aos proprietários de imóveis desocupados. Na campanha, a empresa destaca a importância de eliminar recipientes que possam acumular água onde se reproduz o mosquito transmissor de doenças como a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Para isso a empresa tem orientado locatários e inquilinos no ato da vistoria do imóvel.

Segundo Cenise Sena Pereira, vistoriadora da Imobiliária Junqueira, para ajudar na prevenção de criadouros, na hora em que o inquilino vai desocupar o imóvel, a imobiliária realiza uma vistoria especial. “Neste ato é exigido que o cliente tome algumas providências para evitar possíveis criadouros da dengue. Recomendamos que o morador feche o vaso sanitário com plástico e colocamos um adesivo para a vedar os ralos”, disse

De acordo com Cenise, um dos principais desafios no combate ao mosquito são os imóveis desocupados. “Devido ao longo período sem moradores, as casas costumam acumular água parada que é o ideal para a procriação dos mosquitos. Por isso os imóveis que estão vazios geralmente têm muitos criadouros e isso acontece, em boa parte dos casos, devido à falta de atenção dos inquilinos que moraram anteriormente, assim como dos proprietários do imóvel”, relatou a vistoriadora.

DENGUE
A dengue é uma doença infecciosa que pode ser causada por quatro tipos de vírus. Ela acomete cerca de 100 milhões de pessoas por ano, com uma taxa de mortalidade de 10% para pacientes hospitalizados. As doenças são transmitidas pela picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti. Essa espécie pica durante o dia e suas larvas se proliferam em água parada. Por isso, a melhor forma de se evitar a dengue é combatendo o mosquito, eliminando os focos de acúmulo de água.

Geralmente, os sintomas da doença se manifestam a partir do terceiro dia após a picada do mosquito e incluem febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, enjôo, vômitos, tonturas, cansaço extremo, dores intensas nos ossos e articulações.

Alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença, a dengue hemorrágica. Seus sintomas são sangramento pelo nariz, boca e gengivas, dor abdominal forte e contínua, choque, vômitos persistentes, pele fria e pálida, sonolência, confusão mental, dificuldade respiratória e até perda da consciência. É um quadro grave, que pode ser fatal, e, por isso, necessita de atendimento médico imediato.


Jornal de Piracicaba