Locação por conta própria envolve riscos ao proprietário

quarta-feira, 13 de julho de 2016



Proprietários de imóveis para locação muitas vezes se veem diante de um impasse: o que é melhor, procurar uma imobiliária para fazer a intermediação ou encontrar um locatário por conta própria? Quem opta pela segunda opção precisa estar ciente do trabalho e dos riscos que correrá, caso não escolha um bom inquilino. Já quem contrata uma imobiliária adota um investimento seguro, com garantias, além de contar com a divulgação na mídia, quando a empresa oferece este benefício, o que confere agilidade e apresenta resultados positivos.

Uma parcela significativa dos proprietários que recorrem às imobiliárias provém de pessoas que tiveram algum tipo de aborrecimento na locação direta, como atrasos no recebimento do aluguel, problemas na conservação do imóvel ou inadimplências nas contas de água, luz ou condomínio. Outra vantagem do serviço oferecido pelas imobiliárias é a rapidez na efetivação da locação, em virtude da ampla divulgação do imóvel em mídias como jornais que publicam a relação das unidades disponíveis. Para Gustavo Junqueira, diretor da Imobiliária Junqueira, um dos principais investimentos feitos pelas imobiliárias está na divulgação do seu banco de imóveis. “Atualmente, uma parte importante de nossa atenção e investimento está relacionada à divulgação de imóveis. Isso às vezes pode passar despercebido por alguns proprietários, mas é um trabalho intenso que realizamos para dar a maior publicidade possível destes imóveis”, disse.

Segundo Rafael Koshima, gerente de marketing da Imobiliária Junqueira, a mídia mais procurada pelos proprietários que colocam seus imóveis à venda ou para locação está na divulgação feita pelos jornais. “Hoje o principal pedido dos proprietários é que seus imóveis sejam divulgados no jornal, que se apresenta como uma forma muito eficiente de chegar ao público interessado naquela unidade”, afirmou.

DICAS — A equipe da Imobiliária Junqueira orienta ainda, que os proprietários permaneçam atentos à conservação do imóvel, já que uma casa bem localizada e divulgada adequadamente pode continuar desocupada quando não recebe o investimento necessário em manutenção. “Isso pode acontecer devido à má conservação ou descuido na apresentação do imóvel, o que ocorre quando ele fica muito tempo sem inquilino. Ainda assim, após algumas locações, é comum que a unidade apresente desgastes, mesmo quando é disponibilizada por meio de uma imobiliária”, disse Koshima. Nestes casos, a orientação do profissional é que o proprietário mantenha uma reserva financeira feita com um percentual dos aluguéis recebidos. “Esta quantia deverá ser reinvestida na manutenção dos imóveis enquanto permanecer desocupados. Afinal todo negócio necessita de investimentos para continuar dando lucro”, disse.

atenção e mesmo que esteja numa imobiliária, é importante acompanhar a divulgação, a conservação e valorização. “O descuido em algum desses itens pode ser o responsável para que uma casa ou apartamento fique muito tempo sem inquilino. Por isso é importante consultar um corretor, que saberá orientar se o valor está de acordo com o mercado e em qual mídia está sendo divulgado”, relatou Koshima.