Momento é de boas oportunidades no mercado imobiliário

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Especialista aponta que o momento é positivo para quem pensa em investir na compra de imóveis
Quem procura opções seguras para investir encontra no mercado de imóveis um negócio viável e lucrativo. E é justamente o atual cenário de crise que torna o segmento imobiliário propício a realização de bons negócios. O momento é de preços atrativos, o que facilita para o comprador que consegue encontrar opções interessantes, conforme suas expectativas.

No começo da semana o JP noticiou que a Caixa Econômica Federal deve disponibilizar R$ 120 milhões ainda este ano para o Construcard apenas em Piracicaba. Trata-se de uma linha de crédito específica, voltada ao financiamento de material de construção. No país o montante oferecido será de R$ 7 bilhões. Os valores do Construcard poderão ser aplicados tanto para a aquisição de material básico, como também para acabamento, construção de piscina ou churrasqueira, além da compra de tintas montagem de um armário planejado, conforme informou a Caixa.

Segundo Ricardo Marcheti, gerente de vendas da Imobiliária Junqueira, o aumento do crédito imobiliário até poderia ocasionar o aumento dos preços dos imóveis, mas os ajustes realizados pela Caixa irão reorganizar o mercado. “É natural no ciclo econômico que o mercado ora cresça, ora diminui, depois se estabilize para então voltar a subir. Penso que o momento de comprar é agora, pois os valores não irão diminuir e como já disse, devem se estabilizar”, disse. Por esse motivo, conforme Marcheti, a compra de imóveis se apresenta como um dos melhores investimentos para quem procura segurança e rentabilidade. “Sabemos que a demanda por imóveis ainda é alta e como o próprio Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) destacou, o déficit habitacional no Brasil oscila entre 5,2 milhões e 6,9 milhões de unidades. Penso que com a instabilidade econômica e política, o setor imobiliário deve se recuperar. Vejo que alguns economistas estão otimistas para o próximo ano, na medida que a economia se ajustar e o Governo Federal se organizar trará mais confiança e crédito, consequentemente a aceleração ainda maior do setor”, afirmou.

OTIMISMO — Marcheti considera que os empresários, em especial os que atuam em imobiliárias devem se manter atentos e assim aproveitar as boas oportunidades de negócio. “Além das ações realizados pelo governo federal e as variáveis políticas e econômicas é importante que as imobiliárias se atentem ao perfil do novo consumidor, que está cada vez mais exigente e que busca conhecer o mercado antes de ir atrás do imóvel desejado. Para isso é importante que as imobiliárias invistam em treinamento e qualificação de suas equipes”, disse. No mesmo sentido, o gerente de vendas da Imobiliária Junqueira salientou que mesmo durante a crise o consumidor comum ou o investidor devem continuar buscando oportunidades para se reinventar e crescer. “Já passamos por várias crises e em todas elas você tem que se reinventar, buscar estratégias e superar os desafios da crise, posso dizer que já sinto uma melhora considerável nas vendas de imóveis prontos e tenho visto também um aumento na locação de imóveis, principalmente dos residenciais. Os lançamentos imobiliários também estão tendo melhora contínua fazendo com que o mercado conte com excelentes oportunidades de negócio. É preciso apenas saber escolher e aproveitar”, disse Ricardo Marcheti.